04 julho, 2010

Welcome to Asian Diary. HOT-Debut!!

Finalmente estou inaugurando o blog. Levei alguns dias só para aprender a fazer o básico (criar, procurar templates, aprender a editar..). Realmente dá um trabalho. Aos que estão lendo e aos que pretendem acompanhar, meu sincero obrigado!!

It took time to create this but, finally it's done! I forgot how hard is to create a blog. But I am really thankful for those who are reading or for those who want to keep reading my posts here. Thank you!!

時間がかかったけど、やっと出来ました!!やっぱりブログを作るのが簡単なことじゃないって気づきました。このブログを読んでいる方の為だけではなく、これからもズット読みたがっている方の為も、このブログを書くのを決めました。皆さん、よろしくお願いします。

1)Fale um pouco sobre você.

>>> Bom, meu nome é Eden Aquino, mas muitos me chamam pelo meu apelido de infância 'ero' ou por 'den'. Sou brasileiro, nasci e cresci na cidade de Fortaleza. Tenho 23 anos e sou recém formado em Letras Inglês (bacharelado) pela Universidade Estadual do Ceará. Estudo japonês desde 2002, é já concluí dois cursos (Núcleo de Línguas e Kumon). Auxilio o Curso de Japonês do Núcleo de Línguas da UECE, onde sou formado, nas mais diversas áreas, tais como: monitoria, pesquisas, trabalhos, seminários, aulas, organização de eventos e etc. Em 2008 fui contemplado pela Fundação Japão com uma bolsa de 6 semanas no programa de Universitários estudantes de japonês. Viajei entre 12 de janeiro de 2009 até 27 de Fevereiro do mesmo ano. No fim de 2009, fui contemplado com outra bolsa para o Japão, dessa vez pela Província de Mie, como estagiário / professor de japonês na comunidade de estrangeiros residentes no Japão. A viagem está programada para o próximo dia 12 de Julho, desse ano (2010) e terá a duração de dois meses. Tenho muito interesse pela cultura asiática, incluindo idioma, costumes, culinária, povo, atualiades, história, música, cinema, dentre outros aspectos, todos diretamente ligados ao Japão, Coréia do Sul e à China. Gosto bastante da área de tradução e do estudo de línguas asiáticas. Pesquisar e estudar os motivos e evolução da língua oriental originada na China (o ideograma), e como a mesma se difundiu pela ásia oriental, principalmente pela Coréia do Sul e Japão, é um dos meus sonhos. Leciono o japonês e pretendo ser um pesquisador na área do ensino / aprendizagem do ideograma. Para isso, estudar a cultura e o idioma chinês (mandarim e cantonês) e coreano fazem parte da minha meta.

2)Por que decidiu criar esse blog?

>>> Bom, primeiramente eu já possuía um blog em 2003. No entanto, como não tinha muito o que escrever, decidi excluí-lo. Após a minha viagem pro Japão em 2009, senti uma necessidade de registrar as minhas fotos e vídeos. Queria compartilhar com meus amigos e minha família, o que eu estava vivenciando lá, naquele lugar que eu tanto sonhei em conhecer. Tirei muitas fotos e filmei muito (oito dvds de arquivos registrados em 6 semanas), no entanto, só eu os via. Agora, sabendo que vou mais uma vez ao Japão, não perderei essa oportunidade. Além disso, antes da minha viagem, é importante deixar claro que, além de compartilhar meu dia-a-dia no Japão, pretendo fazer um resumo do que vivi por lá, ano passado. Logo, o propósito desse blog, também, é o de registrar o que já foi vivenciado em 2009, bem como postar curiosidades sobre o que está por vir.

3)Agora explica esse título "Asian Nikki". O que seria "nikki"?

>>> É bem simples. Vamos por partes. Sobre o título do blog, como tenho interesse em outros países da Ásia, não iria perder a chance de poder registrar sobre algum outro país, caso eu venha a visitá-lo no futuro; daí a palavra ASIAN. Sobre a palavra 'nikki', ok, mode-sensei ON!! A palavra 'nikki' significa 'diário' em japonês, e é escrita com os seguintes ideogramas:


O primeiro possui o sentido de 'dia' ou 'sol', e pode ser lido como 'nichi'. O segundo tem o sentido de 'escrever' ou 'anotar' e pode ser lido como 'ki'. Como o sentido faz parte da natureza do ideograma, ao serem unidos, é como se o sentido também fosse 'somado'. Dessa forma, temos algo do tipo: anotação diária = diário (escrito). Como a combinação dessas duas leituras iria dificultar a pronúncia, houve uma alteração, resultando na leitura 'nikki'.

4)Notamos que tem outros idiomas escritos bem abaixo do título do blog. O que vem a ser e em que idiomas estão escritos?

>>> Como tenho interesse na China e na Coréia do Sul, logicamente os idiomas fazem parte disso. Optei por escrever, respectivamente, o mesmo título do blog (Asian Nikki) em: Chinês Tradicional, Chinês Simplificado, Coreano e, por fim, em Inglês. Todos possuem o mesmo sentido = Diário Asiático.

5)A maioria dos tópicos do blog estão escritos em Japonês / Inglês. Isso tem algum motivo?

>>> Acho que, por ter sido as minhas primeiras línguas estrangeiras estudadas, bem como as que me sinto mais à vontade na hora de falar com algum estrangeiro. O japonês, estudo desde 2002, e o inglês desde 2005. Além disso, pretendo divulgar esse blog para alguns amigos que moram em diferentes países. Como me comunico com eles, na maioria das vezes, em inglês e em japonês, pretendo escrever alguns posts nesses idiomas. Quando meus estudos de chinês e coreano estiverem bons, quem sabe entrem para a lista também...

6)Como pretende escrever? Com que freqüência?

>>> Na verdade, não quero me obrigar a nada. No entanto, quero garantir aos meus amigos leitores, informações interessantes sempre que possível. Para isso, precisarei de tempo para selecionar matérias, material (fotos e vídeos), curiosidades e etc., para que todos possam extrair algo de interessante. Além disso, como dito antes, registrar os melhores momentos, e poder vir aqui para lê-los, faz parte dos objetivos. Gostaria muito de postar sempre muitas fotos e alguns videos, mas sem tornar essa página 'poluída' de informações. Na medida do possível, as informações e matérias irão fluir. Assim espero.

7)Por que só podemos fazer sete perguntas? ¬_¬

>>> Bom, essa é bem fácil! Porque 'sete' é meu número favorito! E aqui aproveito para me despedir desse primeiro post-introdução, sem nenhuma foto nem vídeo (desculpa). Mas esse é só o primeiro de muitos. Gostaria de receber comentários construtivos a respeito do blog e das matérias. Ali ao lado, tem um pouco sobre mim "Guess who's back". Logo abaixo vocês podem ver um slide de fotos. Foram algumas fotos que tirei no Japão, em 2009!! Aos poucos, vou colocando mais. Depois, temos um mural de recados, bem como, no fim de cada post, vocês podem escrever algo sobre o que leram/viram/assistiram. Alguns links e blogs irão ser adicionados aos poucos. No recado escrito '
諺 / Proverb - Quote', pretendo colocar citações ou alguns provérbios que acho interessante. Espero que alguns dos meus alunos de japonês leiam isso. Infelizmente não pude compartilhar muitos momentos da minha viagem ao Japão, devido ao curto tempo das aulas.

Agradeço mais uma vez a todos! ありがとうございました。

p.s.: agradeço ao meu primo e ao Wadison que me ajudaram com sugestões e incentivo para que o blog fosse feito. Ontem, mudamos tudo, em Wadison?!

8 comments:

Wadison Melo disse...

Aeeeeeew! Agora sim o blog ganha vida com o primeiro post! Não vejo a hora de ver suas primeiras notícias diretamente do Japão aqui! 頑張ってくれ!

malus disse...

ÊÊÊ... :D

malus disse...

Pronto, li tudo. Foi uma boa apresentação. Estou ansioso pra ler mais e ver fotos!!! Você sabe o local que quero foto, né? Não preciso falar nada. *O*

Lullys disse...

Olá, parabéns pela iniciativa do blog! Peguei o endereço através do Twitter do Malus, e me interessei bastante porque também sou estudante (principiante) do idioma japonês e, desde pequena, super interessada na cultura do país. Recentemente desenvolvi muito interesse pela Coreia do Sul também.

Falei demais, né? XD
Desejo sucesso com o novo projeto e prometo visitar com alguma frequência.
Até mais!

Eden Aquino disse...

Vlw lullys!! conto com a sua presença mesmo! =] prometo postar noticias sobre a coréia do sul. vc não é a única que desenvolveu gosto pela coréia do sul! eu tmb! aheuaheau XD vlw.

Malus, vou postar sim! pode deixar! =D

NeTo disse...

\olea até a Lullys já tá aqui. Amigo, o blog tá super legal. Adorei! Parabéns e muito sucesso. Vou acompanhar tua nova aventura por aqui ^^

Anônimo disse...

q massa ero-kun *______*~

Fico muito feliz por você sempre ir atrás dos seus objetivos e por sempre estar evoluindo cada vez mais *-*

A apresentação ficou muito legal e o visual do blog tb, parabéns =D

Eden Aquino disse...

vlw neto!! espero sempre ter tempo e matérias pra postar! ainda bem que fiz amigos que, mesmo estando longe, irão tentar saber o que acontece por aki. thx!! =D