07 julho, 2010

Fundação Japão (colegas + refeitório)

Konbanwa, minna! (Boa noite, pessoal)!! Resolvi postar agora, um pouco sobre meus colegas bolsistas. Não colocarei a foto de todos, mas, aos poucos, irei falando sobre eles. Gostaria de iniciar dizendo que éramos 18 no total:
  • 2 da Indonésia (1 - Dian, 2 - Dewi);
  • 1 do Laos (3 - Pin);
  • 1 da Argentina(4 - Eva);
  • 1 da Colômbia (5 - Jhon);
  • 1 do Chile (6 - Marcela);
  • 4 do Brasil (7 - Eden, 8 - Airy, 9 - Tatiane, 10 - Carlos);
  • 2 do Iran (11 - Yaser, 12 - Zahra);
  • 2 da Síria (13 - Hazar, 14 - Heba);
  • 2 da Turquia (15 - Ugur, 16 - Ozlem);
  • 2 do Egito (17 - Moemen, 18 - Dina).
Todos éramos universitários ligados ao idioma japonês (a maioria fazia Letras Japonês - eu fazia letras inglês ¬¬) e estávamos entre 18 ~ 24 anos de idade. Nosso nível de japonês era bem parecido, no entanto, alguns eram melhor na gramática, outros na fala e assim por diante. Como eu nunca fiz uma Letras Japonês, tinha muita coisa que eu não sabia (uma vez que só me formei em 2 cursos regulares do idioma).

Sobre a nossa sala de aula, fomos divididos em dois grupos, cada qual com 9 bolsistas. Essa divisão foi feita mediante 3 horas de prova + uma pequena entrevista com os Sensei (professores). Abaixo vocês podem conferir as duas salas! Cada aluno possue um número (de 1~18), escrito na primeira coluna da esquerda pra direita; depois o nome completo, e por último, o país. Por sorte, fui meu número favorito!!!! SIM! Eu era o número 7!!!


Meu número *-*


Turma 1 - Sala 7


Turma 2 - Sala 9 (minha turma)!!

Abaixo, coloquei duas fotos para vocês terem uma visão geral da nossa sala de aula. Nesse hora, estávamos prestes a fazer 3 horas de prova (de gramática, de ideograma - kanji, e de 'listening' - choukai). Depois disso, fomos para outra sala para uma entrevista: "Eden, pense em uma notícia que está acontecendo exatamente agora no seu país, e fale pra gente!" Totalmente em japonês ¬¬ Minha nossa! Nem lembro o que falei mas, consegui me sair bem; fiquei na turma que disseram ser a melhor.. (ver divisão acima). O melhor é que, nas fotos de baixo, eu colocava a câmera, temporarizava, e saia correndo. Todo mundo já tava aconstumado me ver tirando foto e filmando tudo..


Foto tirada da parte da frente da sala (16/01/09)

Foto tirada da parte de trás da sala (16/01/09)

Abaixo, no dia 16/01 de noite, estávamos na sala de jogos (com ping-pong, karaoke, filmes, sofás, jogos de tabuleiro), daí pedi para os que estavam lá, fazer uma breve 'auto-apresentação' (jikoshoukai, em japonês), na qual você tem que dizer, pelo menos, o seu nome e de onde você veio:


Auto-apresentação (16/01/09)

Nessa mesma sala de jogos, peguei o balão e comecei a encher o saco das meninas!


Enchendo o saco das meninas (16/01/09)

A pedido da Kyvia, uma queda minha na sala de jogos! XD

Queda com a bola!! (16/01/09)

-------------------------------------------------------------

Agora, falando um pouco sobre o refeitório da Fundação. Abaixo, coloquei o horário das nossas 3 principais refeições do dia! Esse horário funcionava de seg~sex (sab e dom era fechado e a gente tinha que se virar pra comer fora)! Recebíamos um cartão que entrava toda segunda-feira, 10.000 ienes = R$250,00 + ou -. Essa grana era pra ser gasta apenas dentro do refeitório, que tinha comidas e bebidas, e também servia como um mini-mercado onde vendia leite, sucos, pães, chocolate, água, frutas. O dinheiro podia acumular apenas 3.000 ienes, ou seja, se na sexta feira tivesse sobrado 5.000 ienes no meu cartão, na segunda feira, entraria 10.000 da semana + 3.000 que sobrou da sexta, mesmo tendo sobrado 5.000, 2.000 era perdido. complicado?? Eu também achei.. mas depois acostumei.


Choushoku / Chuushoku / Yuushoku
(Café-da-manhã / Almoço / Janta)

As principais refeições eram chamadas de 'SETTO' = 'set' do inglês. Ou seja, já tínhamos os 'settos' prontos, ou podíamos montar nosso prato, de acordo com as fichas de comidas. Cada ficha valia uma refeição e um determinado preço. Abaixo vocês podem conferir umas plaquinhas de 'SETTOs' e os pratos separados, para que fossem 'montados'.


Café-da-manhã (16/01/09)
Dewi > Jhon > Pin > Eu > Marcela


Set do café-da-manhã


Exemplo do Set A do almoço; o B tinha esgotado


Exemplo do Set B da janta


Senhas para montar o próprio cardápio 1


Senhas para montar o próprio cardápio 2


Senhas para montar o próprio cardápio 3


Senhas para montar o próprio cardápio 4


Mostrando o cardápio do dia (15/01/09)

Escolhido o setto, era só chegar com a bandeja, e dizer 'Setto A, onegaishimasu" ("O set A, por favor"), daí o cara colocava na bandeja. Ou, se quisesse montar, pegava a fichinha do(s) prato(s), e entregava pro cara lá. Depois era só sentar na mesa, e ele levava.


Um exemplo de café-da-manhã (16/01/09)


Cada um escolhia o que queria pra comer (16/01/09)


Um exemplo de janta = yakisoba vegetariano (16/01/09)

Antes de sentar na mesa, passávamos no caixa, e entregávamos o cartão com a grana embutida e todas as compras que queríamos. Tinha muita gente que já comprava bebidas e comidas para ficar no fim de semana, já que o restaurante era fechado. Daí era só estocar no frigobar do quarto!!

Abaixo, postei um vídeo deu queixando (xavecando) a tia do caixa! Na verdade, estava só conversando..


Xavecando a tia do caixa (16/01/09)

Como eu tinha levado muitos doces do Brasil, não podia deixar de fora uma Caixa de Bombons da LACTA! Fizemos a festa! Eram todos estrangeiros então pedi pra cada um escolher um chocolate! Vejam abaixo a comédia da indecisão! ahauhauah


Escolhendo o chocolate parte1 (16/01/09)


Escolhendo o chocolate parte2 (16/01/09)

-------------------------------------------------------------

CURIOSIDADE: pra galera que quer comprar PENDRIVE no Japão, prestem bastante atenção! Como eu precisava de um pendrive maior, pensei em comprar um de 4GB para poder colocar todas as fotos e videos do meu cartão de memória. Dessa forma, quando o pendrive estivesse completo, era a hora de gravar um dvd de dados de 4.7GB. Então, fui com 2 amigas da Síria procurar uma loja de eletrônicos que havia pelas redondezas e, adivinha? Nos perdemos! Olha só aí embaixo, tivemos que perguntar pra um senhor (detalhes pro susto que a gente toma, quando aparece um trem do nada - Bikkurishita!!! = 'que susto', em japonês):


Perdidos! Procurando a loja LAOX (16/01/09)

Abaixo vocês podem ver o caixa da loja:


Caixa da Loja LAOX - 2o andar (16/01/09)

Achei que, PENDRIVE era utilizado por eles, afinal é uma palavra em inglês e os japoneses usam muitas palavras em inglês-ajaponesado. Cheguei para o caixa e: "Pendoraibu ga arimasu ka?" (Tem pendrive?). E ele ficou olhando com cara de paisagem pra mim, não tava entendendo nada. Eu, pra facilitar, levantei meu pendrive e mostrei: "kore! Pendoraubu ga arimasu ka?" (Isso! Tem pendrive?). Daí ele falou: "Aaa! IUESHIBÍ desu ne!?" (Aaa! USB não é!?)

¬_¬ NUNCA IRIA SABER... Enfim. Depois ele me mostrou e vi vários modelos:


'USB Memory'

Perguntei qual era o melhor e, ele fingiu que nem me escutou! ¬_¬ Daí comprei um sony mesmo~

Moral da história: 'quem com um ferro fere, com um ferro será ferido', aposto como ele vai morrer falando PENDURAIBU e ninguém vai ajudar!!

Na volta, tirei umas fotos com as minhas amigas da Síria, a Heba e a Hazar:


Heba > Eu > Hazar, na frente da LAOX (16/01/09)


Heba > Eu > Hazar, voltando pra casa (16/01/09)

-------------------------------------------------------------

Bom galera, esse foi o post de hoje. Estou trocando os olhos aqui z_z
Oyasuminasai (boa noite)!!

7 comments:

Lello disse...

Eden vc VIVE caindo... acho q vai ter OUTRO video... + esse tombo vai ser em outro canto... com GELO talvez? =X

E passei a mesma coisa pra comprar meu pendrive >_< nem imaginava q era USB AHIUEOAHSiuhaEAS...

Jacy disse...

A tua queda com a bola! HAUHUAHUAHUAHUAHAUHAUHUA
Coloca mais videos assim tbm hsaushusahsuahasuhaushaus

A escolha dos chocolates foi difícil hein,e ngm escolheu o Diamante Negro (e é o mais gostoso q)

A do pendrive foi boa sahushushu o tio do caixa tava revolts contigo XD

malus disse...

Tua queda com a bola e o OMGCAT. HAUHUAHAUHAUHAUHAUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHUAHAUHAUHAA...

RI DEMAIS!!! xDDD

Nossa, as comidas eram tão lindas. Aposto que eram super gostosas. Ai, chega fiquei com fome. (vou já almoçar, hahahaha...)

Acho que todo dia comeria algo novo pra sair provando tudo. E NUNCA que sobraria dinheiro no meu cartão, teria muita comida estocada no meu quarto. Hahhahahaa... xD~

Eu nunca conseguiria comprar um pendrive. Até parece que eu saberia o nome, né? Também teria mostrado a ela o meu, pra facilitar tudo. :~

o/

Eden Aquino disse...

aheuaheuahe poisé Hideki!!! a próxima será no gelo?!?! esse post vai ser especial.. sobre o pendrive.. ¬¬ ki saco viu. u.u

special k, naum tenho tantas quedas mas, vou procurar mais micos! a edição do gato! kkkkkkk

malus.. sim! comida.. vc gasta muito! é caro, mas vale a pena!!!! *-* eh tudo muito SABOROSO! tem tanto sabor~

Marcelle disse...

O OMGCAT!! HAUHAUHAUHAUHAUHUAHUHAUHA
adorei! e q comida bonita heim! deu fome...
essa do usb eu sabia já XD eu paguei o mesmo mico com uma amiga japonesa hauhauhauhauhauhauh falava penduraiba e ela fazia cara de quem tava ouvindo indecência XD

Eden Aquino disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
o gato - para sempre conosco~

e a indecência! aheuaheua a mesma cara ki o japa fez ¬_¬

Schuu disse...

kaoskdopkasopdpoaskd agora entendi pq vc estava usando o omgcat no msn usn tempos haushusauhuashuhauhsu XDDD

concordo com a moça q gravou o video do tombo.. kodomo desu yo ne |D~ ㅋㅋㅋ