08 julho, 2010

Hyaku-en Shoppu (Loja de R$1,99)

Quem nunca foi ou ouviu falar das lojas de R$1,99 pelo Brasil? (Ou seria coisa só da cidade de Fortaleza?) ¬¬ Enfim! No Japão, temos lojas parecidas!! Mas em que sentindo? Apenas no financeiro. As lojas no Japão chamadas de Hyaku En Shoppu (百円ショップ), significam ao pé da letra:
  • HYAKU (百) = cem
  • EN (円) = moeda japonesa (iene)
  • SHOPPU (ショップ) = shop (compras)
Ou seja, seria a loja que vende produtos por 100 ienes, que equivalem a, exatamente R$2,00 na cotação atual (Julho de 2010). Logo, podemos fazer essa comparação às lojas que temos no centro da cidade (pelo menos em Fortaleza).

No dia 15/01/2009, a noite, decidimos sair para conhecer essa loja, que ficava nos arredores da Fundação Japão. Saímos com um mapa e em grupo:


Grupo em busca da 100en-shoppu (15/01/09)
Airy, Eva, Tati, Dewi, Pin, Jhon, Eu, Heba, Dian, Hazar, Carlos

Na foto de baixo, podem ver a entrada do prédio de lojas; uma delas era a loja chamada SERIA, localizada no 2F (2nd floor). Era a loja que procurávamos:


Entrada do prédio com a loja SERIA


Aviso escrito à mão na entrada da loja.


Escrito: Seikatsu Ryouhin (生活良品)
"Artigos de ótima qualidade p/ o dia-a-dia"



Cestas para as compras

Logo na entrada, várias cestas estávam à nossa disposição. Acreditem, essa cesta enchia muito rápido. É aí que morava o perigo!! Mesmo sendo uma loja de 'R$1,99', quando você menos esperava, já tinha mais de R$50,00 de coisas pequenas..

Tinha os mais variados corredores de produtos. A diferença das lojas de R$1,99 do Brasil, é que, essa do Japão, são tudo de qualidade, como o próprio nome da loja diz. São artigos que vão desde materiais escolares, até cozinha, jardim, roupas, comidas e bebidas (achei até plantas ¬¬). E tudo, de qualidade! Não to fazendo propaganda das lojas de Hyaku-en, é porque realmente eram úteis! (Só pra constar, existem outras lojas de Hyaku-en com outros nomes. O nome dessa que estávamos era Seria).

Abaixo vocês podem ver a dimensão da loja. Ela era realmente grande e tinha diversas prateleiras, separadas por categorias:


Entrada e dimensão da loja SERIA.


Luvas (tebukuro - 手袋)


Balas / Bombons (ame - 飴)


Salgadinhos (okashi - お菓子) e
Batatas (poteto chippusu - ポテトチップス)



Mais salgadinhos


Escrito "alimentos / comida" (shokuhin - 食品)


Escrito: Doces/Salgados (okashi - おかし) -
Comida (shokuhin - 食品) - Suco (juusu - ジュース)



Acima, várias tigelas (chawan - 茶碗)


Mais tigelas e pratos (sara - 皿)


"Pauzinhos" (ohashi - お箸)


No canto esquerdo "Cozinha" (kicchin - キッチン)


No canto esquerdo "(peças de)roupas" (iryou - 衣料)


Chinelas para dentro de casa (suriipaa - スリーパー)


Material de papelaria (bungu - 文具)


Lápis, lapiseiras.. (enpitsu, shapen - 鉛筆、シャペン)


Borrachas.. (keshigomu - 消しゴム)


Pó para pôr em cima do arroz (furikake - ふりかけ)


Curry (karee - カレー)


Batatas, Pocky, palitinhos recheados..


Biscoitos.. (kukkii - クッキー)


Chocolates, balas.. (chokoreeto, ame - チョコレート、飴)


Bebidas = refrí, água, chás, sucos..
nomimono = tansan'inryou, omizu, ocha, juusu..
飲み物 = 炭酸飲料、お水、お茶、ジュース..


Foto saindo da loja!
Airy, Tati, Heba, Dian, Eu, Hazar, Eva


No momento que estávamos comprando as coisas, toda vez que eu chegava perto da Pin e da Dewi, elas saíam de perto e se escondiam . Não entendia por que... Foi quando voltamos pra Fundação e, de repente, batem na porta do meu quarto e, elas duas entram. Invadem meu quarto e falam:

"É que.... tipo.... vai fala tu! Fala!!... feliz aniversário!!!" ^^


Depois disso, elas me entregam meu presente de aniversário: um gatinho que estavam comprando na loja de Hyaku-en! Fiquei feliz porque, do nada, elas me deram um presente. Fazia apenas 1 dia que a gente tinha se conhecido..


Gatinho da loja de Hyaku-en. Meu presente dado pela
Dewi e pela Pin. 本当にありがとう!!

Pessoal, espero que tenham gostado da loja de Hyaku-en do Japão! É realmente muito útil! Você acha só tudo aqui!! Para quem pretende viajar pro Japão, não deixem de visitá-la.

p.s.: normalmente não se pode filmar nem fotografar dentro das lojas de Hyaku-en. Acho que tirei foto até demais..


***faltam 4 dias para a minha viagem!!

13 comments:

malus disse...

ADOOOORO as lojas de Hyaku-en. Ficaria pobre nelas. HAUHAUHAUHAUHAUHAA....

E esse teu post é um super vocabulário, vou sair anotando tudo aqui. xDDD

Marcelle disse...

ahuauauhauha como assim não pode fotografar dentro da loja e tu fez quase um catálogo? XD
eu adoooro essa palavra スリーパー... me acabo de rir XD
e babei na parte dos biscoitos e pocky e doces em geral XD

Eden Aquino disse...

aheuaheuaeha poisé..vc fica pobre mermu!!! tem ki tomar cuidade! dessa vez nao vou me segurar! >) E anote o vocabulario mesmo! saum úteis!! ^^

kyvia, tmb acho essa palavra engraçada! o.o naum sei pq! eu comprei uma suriipaa e ficava usando o tempo todo na fundação. teve um dia ki nem deu tempo se trocar pra aula, e fiquei de suriipaa na aula. kkkkkkkkk isso eh o ki dah morar no mesmo canto ki se estuda! ¬¬ meu quarto era no andar de baixo das salas de aula.

Jacy disse...

Amei essa lojinha *o* Definitivamente gastaria horrores nela hsauahsushuashuas
Morri com a parte dos chocolates *o*

Lello disse...

eO me acaaaaaaaaaaaaaaaaaaaabo nessas lojas de ¥100

Eden Aquino disse...

viram??? depoimentos verídicos *-* realmente é essa a reação de quem conhece! aheuaheuae xD

Anônimo disse...

Porra, tem até 'xilito' em loja de hyaku-en!! *-*

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eden Aquino disse...

os xilitos saum os melhores LORD!!! nao tem gosto de SAL, que nem os LIPPY da vida ¬¬ akele jacaré véi surfando! neeem XDDD nem os da elma chips saum bons comparado!!! é sério o_o

Alysson disse...

dá vontade de sair comprando tudooo *-*

Eden Aquino disse...

sim alysson! lembrei de tu pq keria uma chawan bem grande!!! elas existem em vários tamanhos. mas tu keria uma ki coubesse um GALETO inteiro ¬¬ aíh eh demais heim..¬_¬;

Alysson disse...

AHUAEHUAHUHEAEHIHAE

desisti do chawan... não cabe nem metade do meu almoço
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Schuu disse...

wahhh *_____*~ qta coisa consumista TToTT~

no térreo do prédio da lojinha tava escrito karaoke.. vcs não cantaram? .____.~ ahh TT^TT'

e 1,99 é no br todo acho XD aqui em sp tb tem ^^' heheh

ah esqueci de postar no post anterior... nos eua é usb memory stick ou usb flah drive o mais comum... deve ser assim no mundo todo lol pendrive só pegou mesmo no br e não sei porque as pessoas chamam assim ahsuahshasuh XD